Casos de sucesso: Faz Fácil



Casos de sucesso: Faz Fácil

A história de Brigitte Van de Sande é um exemplo de como fazer o que se gosta pode ser lucrativo. De psicóloga a empreendedora da web, Brigitte começou o site Faz Fácil com um sócio, em 1998, e agora já conta com diversos colaboradores e dedica seu tempo integralmente à administração do site e à criação de conteúdos úteis sobre bricolagem, artesanato e pequenas reformas, que geram, claro, anúncios relevantes e lucros para a empresa.


Google: Como surgiu a idéia do Faz Fácil?

Brigitte: Meu sócio, que sempre trabalhou com construção, sempre gostou de arquitetura, achou que faltava na Internet conteúdo a respeito de reforma, construção, consertos, e coisas do gênero. Ele começou a criar um site e o colocamos num provedor gratuito. Ele foi crescendo e, em 2001, compramos o domínio.


Google: E como foi a monetização desse projeto, no começo?

Brigitte: Cerca de um ano depois da criação nós começamos a colocar anúncios, de afiliados locais, o que não nos estimulava muito. Começamos com o AdSense em 2005. Demoramos um pouco porque tivemos muitos pedidos de trabalho (Brigitte era webdesigner, na época).

Eu já conhecia o AdSense, mas não tinha sentado para me cadastrar e fazer todo o processo. Resolvi conhecer melhor, porque o site continuava crescendo, e em junho de 2005 começamos com AdSense. Ficamos muito surpresos, porque os ganhos eram bem melhores do que os de programas de afiliados. E quando vimos que o acompanhamento do AdSense era bom, começamos a prestar atenção a tudo que o AdSense ensina, tudo que está disponível na Central de Ajuda. Isso foi realmente um "trampolim" pra gente. Na época, era muito difícil encontrar links sérios sobre como criar um bom site, de SEO, e da expectativa das pessoas sobre o que querem encontrar em um site. E o AdSense tinha tudo isso.

Se não fosse todo o acompanhamento e as informações do AdSense, nós não chegaríamos onde estamos hoje.

Google: Como é feito o conteúdo do seu site?

Brigitte: Além de quatro pessoas fixas trabalhando na administração do site, temos colaboradores profissionais produzindo conteúdo referente a sua especialidade.
Em alguns casos também contamos com conteúdo técnico fornecido por fabricantes.

Não trabalhamos pouco, são de 8 a 10 horas por dia, acima de tudo porque é uma coisa que nós gostamos. E para qualquer atividade que você faça isso é fundamental. É fascinante esse trabalho, estamos sempre aprendendo coisas novas, falando com pessoas que sabem coisas novas.


Google: Alguma dica de sucesso que você queira passar para outros editores?

Brigitte: Eu queria dizer para os editores novos que vale a pena seguir passo-a-passo as dicas de utilização e usar o material que o AdSense oferece. Fazer essas pequenas coisas, e persistir, dá certo.

Comentários

Postagens mais visitadas